domingo, 6 de dezembro de 2009

Texto Reflexivo: A caminho de casa para a escola

Uma vez ou outra somos pegos pensando na vida. Filosofando seria o termo mais correto, sejamos mais simplistas – pensamos, refletimos, questionamos a respeito de nossa estada aqui – nossa vida pessoal e profissional.
Num desses momentos – a caminho de casa para a escola -, comecei a me perguntar, tal como criança, alguns porquês. Por que a escola, a pública, principalmente, é sentida como algo desinteressante para o aluno? Por que nossos alunos não têm o hábito da leitura? Por que os resultados do Spaece, Saeb, Enem atestam uma ineficiência da leitura e compreensão textual e parcos conhecimentos de matemática por parte de nossos alunos? Consequentemente, confirmam que o ensino, a educação brasileira, de modo geral, é péssimo, como disse Cláudio de Moura Castro – articulista de Veja.
Segundo esse articulista, cada sociedade tem a educação que quer e, neste momento, é preciso que toda a sociedade esteja indignada contra a educação que aí está – confirmada através dos dados dos citados exames. Diz ele, ‘precisamos de uma crise’ para então buscar melhorar essa educação. O autor se justifica da seguinte forma, afirma que é preciso que o professor entenda que a primeira missão da escola é ensinar a ler, a entender o que foi lido, a escrever e usar números para lidar com problemas do mundo real. Ele só não nos diz como motivar esse aluno, como trabalhar sua auto-estima, como responsabilizar, também, a família e fazer com que ela se alie à escola nessa busca de melhoria para a educação brasileira.
Concordo com as idéias de Moura, a função da escola é, de fato, ensinar. Creio, também, que é preciso que a escola tenha compreensão de sua função social e humana, aguçando, assim, no aluno o entendimento de que a escola é um espaço socialmente contextualizado que deve prepará-lo para o mundo do trabalho, a prática social e o exercício da cidadania.
Por fim, tentemos ser um educador que acredita na transformação e emancipação do sujeito e que busca a melhoria dessa educação – que o aluno veja a escola como algo interessante, que contribua para a construção de seu conhecimento, um conhecimento que lhe faculte ter liberdade de escolha e possibilidade de crescimento pessoal, tornando-o um sujeito partícipe da sociedade que o circunda.

Um comentário:

  1. Este texto deveria ser refletido por toda comunidade escolar, principalmente pelos
    os pais dos nossos queridos alunos que cada
    dia estão mais distante da escola.

    ResponderExcluir